Comendador José Ferreira, fala sobre os novos desafios e explosão de investimentos no continente Africano para 2026 e em foco na República Federal de Camarões do Sul_Ambazonia
- webelosocial
- há 6 horas
- 9 min de leitura

Comendador José Ferreira, fala sobre os novos desafios e explosão de investimentos no continente Africano para 2026 e em foco na República Federal de Camarões do Sul_Ambazonia
Comendador José Ferreira é Empresário, Matemático, Professor, Jornalista, Palestrante, Bancário, Arquiteto de Soluções, Consultor, Conselheiro da Câmara Texana de Comércio no Brasil, CEO Grupo Infinity bank (em fase de negociação), Conselheiro Financeiro da CECCI para América Latina México e África Central, Agente Assuntos Internacional de Camarões do Sul_Ambazonia, Agente Especial de Assuntos Corporativo do Município de Itirapuã_SP, Superintendente do Elo Social, Agente Comercial do Cafu e Netinho de Paula.

Os mais maiores players de investimentos do mundo, estão direcionando os seus recursos de investimentos para o Brasil e o Continente Africano, principalmente aos novos Países com políticas democráticas e de novos gestores como o Presidente de Camarões do Sul_Ambazonia O Dr. Samuel Ikome Sako e o resultado é a Explosão de Investimentos na AMBAZONIA e consequentemente em todo Continente Africano.
Como odos sabem, o Continente riquíssimo em recursos naturais, recursos minerais, ouro, petróleo, em terras produtivas e de climas diversificados, proporcionando retornos em tempo recorde aos Investidores, ainda a serem explorados e 42% da reserva de ouro do mundo está no Continente Africano e uma grande fatia está na Ambazonia.

O Continente está se organizando em Zonas e Blocos e estruturando o mercado financeiro de Banco Central unificados e atrelando o seu dinheiro em moedas baseada no Euro em suas bases preliminares da sustentabilidade do crescimento/desenvolvimento e melhoria da qualidade de seu povo, será o Continente do futuro com prosperidade e que recebe e receberá seus parceiros de negócios e grandes investimentos dos maiores players do mercado financeiro bancários e de fundos.
A África é um dos seis Continentes do mundo e o Terceiro maior em extensão, em população com mais 1,55 bilhões de habitantes, PIB de 2025 US$ 2,9 Trilhões e além de maior em extensão territorial, formado por 54 Países.
NO Continente Africano, vem se destacando a Ambazonia, pela nova gestão governamental do Dr SAMUEL IKOME SAKO, atraindo os grandes players de investimentos como fundos e investimentos público e privado, a nova gestão vem adotando uma política de democrática e buscando a libertação da colonização escravista financeira da Europa, principalmente da França.
Diante destas lutas, conflitos e jogos de interesse dos poderosos, renasce com uma Fênix a REPÚBLICA FEDERAL Camarões do Sul_Ambazonia, com a população de mais 8 milhões de habitantes, que representa 68% do PIB de Camarões. País riquíssimos em ouro, recursos minerais, recursos naturais com vastas diversificações de plantas medicinais, frutas nativas e variadas, café, gás, borracha, chá, cacau, madeira, mandioca, milho, batata, carvão, banana, recursos hídricos, energias renováveis (eólica e solar) e é o 46º produtor em petróleo.

O Presidente da AMBAZONIA Dr. Samuel Ikome Sako, nomeou o Dr IVO TSI KOMANDO, Chefe de Missões para o Curso Ambazoniano pela Liberdade na América do Sul em 2021 e em 2025, o governo do sul dos Camarões (Ambazônia), nomeou Alto Comissário para o Brasil e responsável temporário pelo continente americano, e mais, é Jornalista, ativista cristão e diplomata civil da Jethro International, vem desempenhando um papel fundamental no Continente Americano e principalmente no Brasil, para desenvolvimento socioeconômico e estrutural, para melhoria da qualidade de vida das pessoas e aumento do PIB da Ambazonia, e em umas das suas ações juntamente como Presidente Dr. Samuel Ikome Sako, foi a nomeação do Comendador José Ferreira de Morais, em novembro de 202 e renovado em 2026, como Agente de Assuntos Internacional do Brasil, para agregar neste novo plano de desenvolvimento da nova gestão: na economia; na industrialização; no agronegócios; no agroindustrial; no terceiro setor; na cultura; na saúde; na educação; no mercado financeiro; na tecnologia; no meio ambiente como promoção de novas fontes energéticas renováveis; no saneamento; na construção civil como: prédios, casas, condomínios residências e empresariais; infraestruturas como: construções de portos e aeroportos, ferrovias, estradas, ruas, avenidas, e entre outros; na construção de obras de artes como: pontes, viadutos e entre outros; na exploração de petróleo, ouro, diamantes e minerais nobres; no meio ambiente; na tecnologia, na ciência; na formação de mão de obra especializada; na segurança; e entre outros.

A Ambazonia vem se destacando no mundo pelas oportunidades aos investidores das maiores potências instituições financeiras e bancárias, diversos fundos de investimentos e pensão, Bancos de desenvolvimento e reconstrução, Investidores público e privado e mega empresários, mirando as suas riquezas naturais e a política estratégica do seu Presidente Dr. Samuel Ikome Sako e seus colaboradores ministeriais, com foco direto no desenvolvimento social e econômica do país e do povo ambazonense, recebendo de braços abertos os investidores e grandes parceiros estratégicas nos setores privado e público, agronegócios, agroindustrial, infraestrutura em geral (construção civil, estradas, rodovias, aeroportos, portuários, marítimo, ferroviários e entre outros), energias renováveis (eólica, solar, hidrogênio verde, hidrelétricas, energias de reciclagem de resíduos sólidos e líquidos e etc.), saúde, educação, inteligência artificial, medicamentos, entretimentos, tecnologia da informação, terceiro setor, sistema financeiro, importação e exportação, commodities, manufaturados, silos, produção de carnes / embutidos e grãos, sucos cítricos, mineração e pescados.
De acordo com a Resolução 1608 da Organização das Nações Unidas (ONU), após assinado o tratado, seriam duas nações operando dentro de um governo que passaria a se chamar a República Federal de Camarões, compreendendo Camarões Franceses (o primeiro) e Camarões Ingleses, ou Camarões do Sul-Britânicos (Ambazônia), porém o tratado nunca foi assinado por Camarões, a união nunca se tornou de fato, e Camarões do Sul se tornou Ambazonia à força, anexando-a a si, como consequência o território ao domínio Francês.
Na década de 1960, as Nações Unidas decidiram que os Países Africanos que foram colonizados por alguns Países Europeus deveriam ter sua independência. Foram tomadas resoluções para o Dia da Independência de cada País.
A Resolução 1349 da ONU (X111), foi para a República de Camarões (Camarões Franceses) que sua independência em 1960. A Resolução 1608 da ONU, foi para Camarões do Sul (Camarões Ingleses), também conhecida como Ambazonia, que ganhou a sua independência em 1º de outubro de 1961, “ao juntar-se à Nigéria ou Camarões”. De acordo com a Carta 102 da ONU, tal união de necessidade exigia que ambos os Estados assinassem um Tratado de União e o depositassem nas Nações Unidas, só então as suas fronteiras individuais seriam dissolvidas para formar novas fronteiras.
Em 2017, a Ambazônia reivindicou sua independência e desde então a França, através de Camarões, tem realizado genocídios no território, juntamente com a propagação de notícias falsas que traz desinformação sobre a real situação do país.
Em 2026, as prioridades do Presidente Dr. Samuel Ikome Sako é a restauração da Soberania, Fortalecimento Institucional e Defesa, Unidade Estratégica e Diplomacia, Segurança e Proteção, Segurança Alimentar, Educação, Saúde, Empregos, Ajuda Humanitária , Direitos Humanos, Diálogo e Solução política, Resolução de Conflitos, Promoção de parcerias (principalmente com o Brasil) e Investimentos, Desenvolvimento Econômico e Social, Preservação Ambiental, Energias Renováveis, Agronegócios, Agroindustrial, Infraestrutura, Tecnologias, Sistema e Mercado Financeiro, para melhoria da qualidade de vida do povo, desenvolvimento econômico/social e aumento do PIB.
Atualmente, em 2026, a França continua sendo um parceiro central do governo camaronês. Recentemente, o governo francês reconheceu a violência de sua repressão colonial durante a luta pela independência no século XX. A persistência do uso do franco CFA e acordos de cooperação militar são vistos por separatistas ambazonianos como evidências de um "neocolonialismo" francês que sustenta o regime unitário contra o qual lutam.
Iniciativas da Ambazonia pelo Presidente, a criação de Fundo Soberano, Criptomoeda (AmbaCoin), Lobbys e Parcerias internacionais, Projetos de Infraestrutura e Incentivos (Governo de Camarões), Reabilitação de Rodovias, Eletrificação Rural e Reforma de Incentivos Fiscais.
A Ambazonia, é uma região possui recursos naturais ricos e potenciais em diversos setores e os Investidores obterão retorno a curto prazo de seus investimentos em alguns setores: Agronegócios, Agroindústria, Recursos Naturais e Energia, Pesca e Pecuária, Infraestrutura, Recursos Naturais e Energia, Petróleo e Gás Natural, Mineração (bauxita, ouro, diamantes, cobalto, níquel, manganês, ferro, urânio e rutilo), Hidroeletricidade, Culturas de Exportação (Cacau, café, banana e borracha, mogno africano), Recursos Florestais: Futebol, Gastronomia, Infraestrutura e Desenvolvimento, Futebol, Construção Civil, Telecomunicações e entre outras.
O sistema financeiro na Ambazonia (Camarões do Sul) é emergente e focado na autodeterminação, caracterizado por iniciativas separatistas como a criptomoeda AmbaCoin para arrecadar fundos para a causa, enquanto o Governo Interino busca atrair investimentos legítimos em recursos naturais (minerais, terras raras) para reconstrução, prometendo segurança e rentabilidade, mas evitando exploradores e focando no desenvolvimento sustentável do futuro Estado, mas, continua com a dependência do Franco CFA da África Central (XAF), a moeda oficial de Camarões, e da rede bancária camaronesa que opera sob as normas do BEAC (Banco dos Estados da África Central).
Resumo:
A presença constante da ONU no país, tem trazido mais segurança e a qual tem acompanhado todas ações de promoção do desenvolvimento econômico e social e um órgão observador, mas, precisa de uma ação mais efetiva na proclamação de independência da Ambazonia, através seus instrumentos.
O sistema financeiro ambazoniano está em construção, impulsionado pelo movimento separatista e pelo desejo de explorar seus vastos recursos naturais para estabelecer uma economia nacional autônoma e próspera.
Os novos investimentos e iniciativas econômicas na Ambazonia (região anglófona dos Camarões) em 2025 são marcados por esforços de estruturação de um sistema financeiro independente pelos movimentos separatistas e por projetos de infraestrutura do governo central camaronês e que prosseguirá em 2026.
Contudo, a região dos Camarões do Sul_Ambazonia, é rica em recursos naturais, incluindo petróleo, gás, ouro, diamantes, bauxita, borracha, cacau e café.
A Ambazonia, precisa de investidores e parceiros, que ajudam na reconstrução da novíssima nação sob o comando e gestão do Presidente da Ambazônia Dr. Samuel Ikome Sako e do Dr Ivo Tsi Komando, Alto Comissário para o Brasil e Diplomata Civil da Jethro International, ambos vem demonstrando ao logo de suas trajetórias e gestões inovadora e democrática, na busca da melhoria na qualidade de vida do povo e no desenvolvimento País e na sua liberdade total dos opressores europeus.
A Ambazonia, não precisa de investidores exploradores que só pensam em retornos financeiros e como gafanhotos, o qual é o perfil de alguns investidores estrangeiros e sim de investidores que tenha sua rentabilidade e retorno financeiro e sem escravização dominante, que venha para contribuir para o desenvolvimento da nação e melhoria da qualidade de vida dos ambazonenses.
Destarte, a Ambazonia, oferece aos investidores segurança e alta rentabilidade, pelas práticas democráticas em que o novo Governo vem praticando. A Ambazonia é riquíssima em recursos minerais nobres naturais a serem explorados e nas operações estruturadas e produtos agregados, proporcionando aos investidores uma das melhores rentabilidades e concomitantemente agregando para o crescimento do país e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente.
Como todos nós sabemos, que a maioria dos grandes players de investimento do mundo estão direcionando seus recursos financeiros para o Continente Africano e o Brasil, objetivando as oportunidades, ROI (Return on Investment) ou seja retorno sobre o investimento em curto espaço de tempo, o desenvolvimento humano e social, a preservação ambiental e a produção de energia limpa.
Em 2026, o Group Infinity Bank com sede em Cingapura, está chegando no Brasil (o qual está em fase de aprovação no Banco Central Brasileiro, CVM e demais órgãos competentes),para exercer suas atividades no mercado financeiro brasileiro, de acordo com informações do Diretor Mundial de Finanças)), uma de suas pilastras é o investimento e presença no Continente Africano e principalmente nos Países onde o Comendador José Ferreira tem relacionamento e nomeações das Autoridades, de acordo com o Diretor Mundial de Finanças do Group Infinity Bank o Sr. Dr. Frederic. O Infinity Bank terá filiais em Santa Catarina, João Pessoa e São Paulo.
A Câmara Texana de Comércio no Brasil, através do Presidente Sr. Max Paul, no qual o Comendador José Ferreira é Conselheiro, estará firmando parceria com Camarões do Sul_Ambazonia, para ser um parceiro nacional e internacional com o objetivo principal no desenvolvimento econômico, social, ambiental (empresarial e político), para melhoria da qualidade de vida do povo camaroneses, estreitando as relações comerciais e de investimentos bilaterais.
A confederação do Elo Social, através do Presidente Sr Jomateleno, no qual o Comendador José Ferreira é Superintendente, estará firmando parceria com Camarões do Sul_Ambazonia, para contribuição no desenvolvimento econômico, social, com o objetivo principal da Confederação Elo Social Brasil (CESB) é assumir a responsabilidade social, baseada na Constituição, promovendo a cidadania e o desenvolvimento social por meio da iniciativa privada, focando na implementação nacional do Centro de Socialização, Ressocialização e Profissionalização (CSRP) para socializar e profissionalizar cidadãos, combatendo a violência, a omissão e a negligência.
A cidade brasileira de Itirapuã_SP, através de seu Prefeito Sr. Gerson Alves, no qual o Comendador José Ferreira é Agente de Assuntos Corporativos, estará firmando acordo de cidades irmãs com a cidade Buea da Ambazonia, para acordos formais de cooperação entre municípios para fomentar o desenvolvimento, intercâmbio cultural, comercial, educacional, de boas práticas de gestão, promovendo a paz e a cultura.
Contudo, precisamos de um olhar diferenciado no campo de investimentos para a República Federal da Ambazonia, o qual tem proporcionado excelentes oportunidades aos investidores tanto nos setores público e privado e que proporcionam um retorno acima da média, em tempo recorde em que o mercado mundial oferece.
Todo investimento envolve um certo nível de risco, que se refere à possibilidade de o retorno ser diferente do esperado, podendo resultar em ganhos menores ou até mesmo perdas financeiras. A chave para um investimento bem-sucedido não é eliminar o risco, mas sim entendê-lo e gerenciá-lo de acordo com seus objetivos e perfil de investidor.
Lema: “AFRICA VIVE”
RELAÇÃO DE PROJETOS - ELO SOCIAL AFRICA










Comentários