top of page

Iyá Adriana de Nanã, é indicada, aprovada e será, Laureada, Aclamada de Diplomada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social

  • webelosocial
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura

Iyá Adriana de Nanã, é indicada e aprovada e será Laureada, Aclamada e Diplomada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social grau de Comendum/Adeptus 


Fundadora e atual presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Ilê Axé Omó Nanã localizado na zona leste da cidade de São Paulo,


Iyá Adriana é uma figura de liderança não apenas espiritual, mas política. Possui formação em Gestão e Planejamento Financeiro pela Universidade Anhembi Morumbi e realizou uma passagem pelo curso de Sociologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Coordenadora e Pesquisadora no projeto de extensão universitária Cabaça: Cultura de Matriz Africana e Economia Solidária da PROEC/UNIFESP desde 2020, Artista Plástica integrante da 01.01 ART PLATFORM, membra do Conselho Político da Ocupação Cultural Jeholu e da Frente Inter-Religiosa Dom Evaristo Arns por Justiça e Paz.



Compromissada com o ativismo a cerca dos direitos humanos e no enfrentamento ao racismo

religioso, construiu, ao longo de sua trajetória, amplo portfólio como pesquisadora, articuladora

social, educadora e palestrante. Atualmente ministra palestras e formações sobre culturas de

matriz africana, educação antirracista, racismo estrutural e religioso, direitos humanos.



DA INDICAÇÃO: 


A Iniciativa partiu do Excelentíssimo Senhor Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social, Dr. Obá Adekunle Aderonmu, Rei de Iwashe na Nig.


Otunba Adekunle Aderonmu, diretor presidente do Centro Cultural Africano, naturalizado brasileiro nasceu em Abeokutá, na Nigéria.


É formado em bioquímica na universidade de Lagos e considerado Otunba (vice-rei) em seu país, devido à herança de família nobre e tradicional, com reis e autoridades no atual governo da Nigéria.


No Brasil, onde vive há mais de duas décadas, desenvolve atividades empresariais e, além disso, é sacerdote religioso.


Ciente da grandiosidade populacional do contingente de negros e afrodescendentes no Brasil, cujo tema é objeto permanente de suas pesquisas, Otunba Adenkule Aderonmu idealizou o Centro Cultural Africano, que funciona na cidade de São Paulo, na Barra Funda, instituição que tem como objetivos principais fazer o intercâmbio cultural, social e religioso entre o Brasil e o Continente Africano. Assim, desde o ano de 1999, com a criação dessa entidade, o seu trabalho conquistou grande visibilidade e credibilidade em todo país.


Tornou-se colecionador e divulgador da arte africana, plásticas, cênicas e tecnológicas e dedica-se a promover essa cultura por meio de grandes eventos, profere palestras para professores e especialistas, ministra cursos sobre religiosidade, além de possuir vasto material audiovisual para consultas e pesquisas dando suporte para estudantes e religiosos.



DO ENCAMINHAMENTO PARA A APROVAÇÃO:


A referida indicação foi encaminhada ao Comendador Roberto da Silva Reis, diretor presidente da CNCCS - Comissão Nacional de Certificação de Comprometimento Social que providenciou a sua aprovação.


Da aprovação:


Com a aprovação, a agora Comendadora a Iyá Adriana de Nanã, foi indicada, passa a ser representante dos Projetos da Ordem do Mérito do Elo Social, tanto no Brasil quanto em qualquer país que o mesmo mantenha relações diplomáticas, na qualidade de Comendadora no Grau de “Comenda Adeptus” Titulo nº 1.xxx datado de xx/xx/2026, prenotado no Livro de Honrarias nº 12,



RELAÇÃO DE PROJETOS





 
 
 

Comentários


Selo_Oficial_FES_color_400x400.png

Instituição Responsável: Confederação do Elo Social Brasil

​SQS 412 Torre G Conjunto 307 +55 (11) 3991-9919

Elo Social África - Brasília - Distrito Federal

Todos os Direitos Reservados​ © 2018

Fundação_Jomateleno.png
bottom of page